Restaurante Rui dos Leitões, Restaurante

 
 
 
 

Servir o leitão

Tradicionalmente o leitão é apresentado inteiro, numa travessa de porcelana com o comprimento necessário.
Antes de servir, e na presença de todos os comensais ou convidados, deve proceder-se à apresentação e verificação da boa assadura do leitão. O chefe de cozinha ou chefe de mesa procede à separação da cabeça do Leitão com um prato. Se a separação dos dois elementos for fácil, temos a confirmação que o leitão está bem assado.
Deve ser trinchado, com tesoura própria para o efeito (muitas vezes substituída pela vulgar tesoura de poda), em pedaços pequenos, devendo ser sempre colocado na travessa com a pele virada para cima, sem nunca sobrepor os pedaços, para que a gordura não altere a textura estaladiça da pele.
Na travessa deverão constar pedaços das três partes do leitão: cachaço, costelas e pernil, para assim poderem ser apreciados e conjugados os três sabores da carne.
Tradicionalmente deve ser acompanhado por batata cozida com a pele e salada de alface simples (na medida em que o seu tempero excessivo interferirá com o sabor do leitão).
É também usual acompanhar com laranja fatiada - o que, apesar de alterar o sabor desta iguaria, combina bem, já que tem um efeito adstringente.
 
 
 
 
 
 
 
 

Ementa

 
Entradas Variadas
Sopas
 
 
 
Bacalhau à casa | Corvina fresca
 
 
 
Leitão assado à Bairrada | Chateaubriand
 
 
 
Fruta da época | Doces Tradicionais da casa